top of page
  • Foto do escritorCabelinho

AMIGOS E A MÚSICA


Dia vinte de julho é considerado o dia do amigo. Criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que escolheu o dia da chegado do homem à lua para mostrar que juntas as pessoas conseguem superar os mais diversos desafios.


E juntas as pessoas conseguem ser mais felizes e também, no meu modesto ponto de vista, curtir uma ótima playlist. Tomei a liberdade de criar uma para homenagear à todos os amigos que temos nesse mundão bom demais. Doze faixas, como se fosse um cd, dos bons.


Faixa 1: I’ll Be There For You (The Rembrant’s) Faixa tema do sitcom mais famoso do mundo: Friends. O título já diz tudo, mas a série deixa saudades por mostrar que amigos podem e devem conviver mesmo tendo diferenças entre si.


Faixa 2: Amigo Punk (Graforreia Xilarmônica) Hino Extraoficial do Rio Grande do Sul. Quase todo mundo já cantou ou ao menos deveria cantar abraçado ao seus amigos esse clássico do cancioneiro do rock gaúcho (de preferência embriagado).


Faixa 3: Learn do Fly (Foo Fighters) Dave Grohl é o frontman dessa banda que está há mais de 20 anos da estrada. E convenhamos, o cara é amigo de quase toda a cena rock mundial. Nada mais justo que termos Foo Fighters nessa playlist com uma das músicas mais bacanas deles.


Faixa 4: Time of Your Life (Green Day) Apesar de ser uma banda que vem da vertente punk aqui é apenas a voz do Billy Joe Armstrong e um violão em tom confessional falando sobre as lições que a vida nos traz e que a gente ao final de tudo tem que ter se divertido com elas (de preferência ao lado dos amigos, não é mesmo).


Faixa 5: Meus Bons Amigos (Barão Vermelho) Onde estão? Notícias de todos. Quero saber! A vida é curta, pode ser longa. Nos afastamos, mudamos. Mas podemos ao menos em certos momentos demonstrar interesse por quem mantemos afeto. Amigos são sempre importantes na nossa vida, mesmo que ela se encarregue de afasta-los da gente.


Faixa 6: Waiting on a Friend (Rolling Stones) A gente muitas vezes não precisa de um relacionamento, não precisa de dinheiro, não precisa de um carro. Mas precisa chorar no ombro de um amigo, precisa realmente de um amigo. Já diria essa sábia canção de Mick, Keith e toda turma dos Stones!


Faixa 7: Streetcorner Symphony (Rob Thomas) O vocalista do Matchbox Twenty vem numa pegada quase gospel nos mostrar que a vida é bonita, que o sol sempre aparece e que estarmos perto de quem nos faz bem é muito importante mesmo nos dias mais difíceis!


Faixa 8: Friday I’m Love (The Cure) Segundas-feiras as vezes começam estranhas, a semana passa arrastada. Mas sempre tem uma sexta-feira para algum de seus amigos mandarem aquela mensagem que não quer calar, a famigerada: “Tá e hoje, o que vai ser?”. E aí meus amigos, já era, a vida regrada que você tanto se orgulhou foi por água abaixo.


Faixa 9: Puro Sangue (Charlie Brown Junior) “A vida me ensinou a dar valor para as pessoas, ver o lado positivo elas podem ser boas.” “Uma coisa eu já ouvi de um amigo meu, nunca tenha ingratidão com quem já te fortaleceu!” Chorão em uma ode ao Hip Hop dando a real sobre amizade verdadeira e mundo real. Um grande canção.


Faixa 10: For Those About The Rock We Salute You (AD/DC) Uma saudação gigantesca a todos os que são do rock. Todos os amigos merecem um brinde. E ouvir um AC/DC no talo tomando uma gelada (ou não) é algo único.


Faixa 11: Pescador (Armandinho) Antonio Armando lembra verão e praia e isso tudo relembra amigos. Seja aquele perrengue de busão descendo a serra. Seja aquele verão inesquecível de galera. Provavelmente tinha um som do Armandinho envolvido.


Faixa 12: Friends will Be Friends (Queen): Mais uma da série. Você está na ruína. Só quem está por você? Seu cachorro e seus amigos. E geralmente é a mais pura verdade. Freddie Mercury e sua trupe nos agraciaram com essa baita canção que fecha essa minha coletânea que seria gravada no Nero Burning Rome (lembram?)


Feita a minha compilação que provavelmente será diferente da sua. Não importa! O que importa é que os amigos estarão juntos para ouvir, para brincar, para cornetear o gosto musical, e no final, para te abraçar. Já diria Freddie, amigos sempre serão amigos!






68 visualizações0 comentário
bottom of page